Os desafios de uma pedagoga disléxica
Resumo
O presente artigo aborda o tema Dislexia; muito discutido por professores,
especialistas e pais, especialmente nos anos iniciais, por ser este o período da aquisição da leitura e escrita. Assim que aparecem os primeiros sinais de dificuldade no processo de alfabetização; quando uma criança não acompanha o ritmo da turma, logo vem à tona a dislexia. Mas será que todos os professores conseguem identificar uma criança com dislexia?
E, se diagnosticada, quais as metodologias a serem adotadas? Essas perguntas são muito presentes nas escolas, de educação básica, porém o foco da nossa abordagem é com relação ao aluno disléxico no ensino superior. Como superou suas dificuldades? Que desafios enfrentou
ou enfrenta, e, como consegue superá-los, visto que a leitura, a compreensão e interpretação são fundamentais em qualquer etapa da escolaridade e mais ainda no ensino superior.. Para responder essas e outras questões a respeito, busquei respostas diretamente com uma
acadêmica do curso de Pedagogia que gentilmente prontificou-se a colaborar, contando sua história e detalhando a estratégia que encontrou para vencer os desafios. A alta autoestima, o desejo de aprender e o apoio familiar, especialmente do irmão, foram fundamentais para a superação dos desafios.