A Inclusão do Autista na Educação Infantil e o Impacto do Diagnóstico Tardio
Resumo
A presente pesquisa aborda inclusão do autista na educação infantil e o impacto do diagnóstico tardio. Por sua vez, tem por objetivo analisar o contexto da revelação do diagnóstico do autismo e o impacto deste nas relações familiares, o método utilizado na pesquisa foi do tipo qualitativa e quantitativa, desenvolvida no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gente Miúda, localizada no município de Guarantã do norte-MT, a mesma foi realizada através de questionário com perguntas fechadas, entrevistando professores da educação infantil, obtendo um mapeamento do processo da inclusão da criança autista na educação infantil , em que foram aplicadas 09 questionários. Através da aplicação das perguntas foi possível notar a grande dificuldade dos profissionais, mesmo que a instituição possua poucos recursos o professor deve estar aberto a proporcionar novas experiências possibilitando o uso de novas metodologias de ensino que venham contribuir com o processo de ensino e aprendizagem adequada para a criança autista, durante o trabalho evidencia-se que a maior dificuldade é que não há profissionais capacitados para fazer o acompanhamento que a criança autista necessita, deixando assim, uma lacuna quanto ao seu direito de se desenvolver dentro de suas possibilidades.