A Ludicidade no Ensino da Matemática com Enfoque nas Séries Iniciais
Resumo
O presente artigo científico aborda a importância da ludicidade no ensino da matemática com enfoque nas séries iniciais do ensino fundamental. Objetivando compreender tal relevância para apropriação de aprendizagens, descrever concepções e discorrer sobre o trabalho pedagógico, identificando os métodos mais qualificados para sua concretização. Assim, o trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vida e Esperança, localizada no Distrito União do Norte Município de Peixoto de Azevedo-MT. O método de abordagem utilizado foi o qualiquantitativo, onde foi aplicado questionário com quatro perguntas fechadas e quatro perguntas abertas, para professores alfabetizadores do Ensino Fundamental I, II e III. Por meio dos resultados da pesquisa foi possível discorrer sobre a necessidade de aderir ao ensino lúdico para transmitir o conhecimento matemático adentrando no universo infantil. Para tal ação o professor deve ter seu papel de transformador e mediador, sendo a educação um processo contínuo em que o saber não se limita por finalizado e é internalizado por cada criança de uma forma diferente. Sendo assim o brincar característico da infância e numa visão educativa transcende o fazer mecânico.