Contribuições da iniciação científica no aprendizado e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior

Autores

  • Cleize Maria de Barros Tavares
  • Nilson Abreu dos Santos
  • Ana Celia de Julio
  • Daniel da Silva Mendanha
  • Joel de Freitas da Silva
  • Laiana Delakis Recanello
  • Camila Valera Reis Henrique
  • Pollianna Mesquita de Moraes
  • Edileuza Valeriana de Farias Venturin9
  • Lilian Christian Domingues de Souza

Resumo

Com o presente estudo objetiva-se investigar de que maneira a participação dos acadêmicos de graduação em projetos de pesquisa científica pode colaborar para a construção do conhecimento e na formação profissional dos estudantes de graduação. Com base em uma revisão da bibliografia existente sobre pesquisa e iniciação científica nas universidades, em torno da história da pesquisa e iniciação científica no ambiente universitário; contribuições da pesquisa e iniciação cientifica para o aprendizado; e no desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos de graduação, é possível constatar que a pesquisa e produção científica ainda hoje está muito associada aos programas de pós-graduação, porém com os projetos de fomento e subsídio à pesquisa científica nas universidades, possibilita uma maior a inserção de estudantes de graduação no meio científico. A pesquisa científica quando bem estruturada e aplicada se torna uma excelente ferramenta de ensino. Em que através da participação de projetos de pesquisa o estudante está participando diretamente da construção do processo do conhecimento. Porém é necessário conciliar e distribuir corretamente o tempo dedicado à pesquisa, com atividades e disciplinas obrigatórias contidas da grade curricular. Algumas habilidades que podem

ser adquiridas pelos estudantes de graduação com a participação em projetos de pesquisa científica contribuem não só para o destaque desses alunos em seleções ligadas ao meio científico, mas auxilia também para um melhor desempenho profissional no mercado de trabalho.

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Publicado

11/02/2024